"Os momentos que mais nos desafiam, nos definem" - Deena Kastor
Redes Sociais (Linkedin)
Cuidado com a “Síndrome do ISFA (isso sempre foi assim)"
Numa das 56 entrevistas de campo da minha pesquisa sobre o Líder Assertivo Sustentável, ao abordar um dos participantes sobre a capacidade dos líderes mobilizarem e engajarem as equipes, escutei: “Quando vem um movimento de mudança, do querer agilidade e dinamismo, do envolver as pessoas, às vezes a gente se esbarra nessa questão: será? isso sempre foi assim! Eu falo que isso é a "Síndrome do ISFA – isso sempre foi assim". Sempre foi assim e para mudar é muito difícil” (fala de um líder entrevistado) (...)
As transformações no Agronegócio passam pelo desenvolvimento dos líderes
Li recentemente uma reportagem da Revista Dinheiro Rural (https://www.dinheirorural.com.br/liderancas-do-agronegocio-2021-2022/; 31/01/2022) que reforça a importância da Agroindústria Brasileira, que em 2021 empregou cerca de 19 milhões de pessoas e superou US$ 1,1 trilhão de Valor Bruto de Produção. São apresentadas as Lideranças que se destacaram no ano e as razões para tal, percebendo-se as tantas transformações que o Setor vem passando com um foco mais produtivo e sustentável, baseados na mudança do mindset (mentalidade) e nas atitudes de quem lidera o Setor (...)
Liderança Sustentável
Quero expressar a minha opinião sobre a necessidade do fortalecimento de um estilo de liderança abrangente, que amplie a visão e incorpore a Sustentabilidade na sua forma de atuação. Isto fica evidente quando observarmos aumento da poluição, dos desmatamentos, da temperatura média mundial, da emissão de CO2, mas também das desigualdades na distribuição de renda e de oportunidades, de relações muitas vezes distantes e superficiais. Neste cenário o Líder Sustentável é crucial (...)
De qual tipo de Líder precisamos?
Em tempos desafiadores como este que estamos vivenciando com a COVID-19, várias ações e posicionamentos, muitas vezes inéditos, são demandados e necessários. Repensar a forma de agir e de se relacionar com o outro, resgatar a fraternidade e a cordialidade, intensificar a prevenção, exercer a prudência na prática, a resiliência e a esperança podem ser citados como alguns dos aspectos necessários. A vida não pode parar, temos desafios e obstáculos a superar, objetivos e resultados a alcançar. Diante de tudo isto, o ser humano, de forma natural e inerente a sua essência, busca referências. Algo ou alguém para servir de esperança, alicerce e guia. Aqui a reflexão será no alguém. Neste caso, o Líder exerce um papel crucial (...)
Artigos e trabalhos científicos
Artigo apresentado no ENANPAD 2022 (Resumo)
Tendências e aprimoramento das práticas sustentáveis no Setor Sucroenergético: uma revisão sistemática atualizada
Autores
Luis Fernando Brandao Gaiao e Ieda Kanashiro Makiya
Resumo
Esta investigação, realizada através de uma revisão sistemática e bibliométrica, abrange as produções científicas sobre a Sustentabilidade no Setor Sucroenergético entre 1998 e 2021, e evidencia um aumento significativo dessas publicações a partir de 2010, sendo o Brasil protagonista em estudos e oportunidades nessa temática. Diversos aspectos são apresentados no artigo, destacando-se: temas mais frequentes, artigos mais citados, journals com maior frequência de publicações, mapa de cocitação de autores, principais países que publicam. É uma pesquisa inédita, abrangente e única revisão bibliométrica sobre o tema dentre as publicações encontradas. Evidencia a necessidade de maior atenção à dimensão social e implementação da visão completa do TBL no Setor Sucroenergético. Identifica tendências no Setor como o uso do Triple Bottom Line, com enfoque prioritário Ambiental–Econômico; exemplificado em práticas de sustentabilidade no manejo do solo e cultivo no campo; processos de produção em configurações específicas; maior atenção e busca de alternativas para a geração de bioenergia e biocombustíveis; uso de ferramentas e indicadores, em práticas operacionais e estratégicas.
Artigo apresentado no ENANPAD 2021 (Resumo)
Integração da Sustentabilidade nos Sistemas de Medição de Desempenho: A Relevância dos Frameworks
Autores:
Luis Fernando Brandao Gaiao; Murilo de Freitas Silva; Juliana Raquel de Miranda Pontes Kussumoto e Muriel de Oliveira Gavira
Resumo
Este artigo tem como principal objetivo apresentar uma investigação sobre como as empresas têm integrado a sua estratégia de sustentabilidade nos seus sistemas de medição de desempenho, através da análise dos frameworks utilizados, sendo uma pesquisa indutiva, baseada numa revisão de literatura, estruturada a partir da análise de 54 artigos, divulgados entre 2016 e 2020. Foram utilizados como principais referenciais para análises: triple bottom line (TBL), Sistemas de Medição de Desempenho (SMD), Sustainability Balanced Scorecard (SBSC) e Frameworks. Os resultados demonstram a diversidade de frameworks utilizados como base de integração da sustentabilidade. Como objetivo secundário, traz um avanço na teoria, através da proposta de ampliação de um framework de sustentabilidade, desenvolvido com base em trabalhos anteriores. Como aspectos relevantes deste framework, destaca-se a inclusão de: ODS, Padrões do GRI, Compliance, arquitetura de sustentabilidade e índice consolidado de avaliação. São apresentadas 05 proposições, possíveis objetos de pesquisas futuras. Assim, o estudo traz uma contribuição prática de um modelo mais completo, além de agregar alguns conceitos a área de sistemas de medição de desempenho. As limitações do trabalho são: período da pesquisa de 05 anos e caráter teórico do estudo, sem a verificação da aplicação prática do framework proposto.